You are currently viewing Dia Mundial dos Monumentos e Sítios: Visita ao Dólmen de Antelas

Dia Mundial dos Monumentos e Sítios: Visita ao Dólmen de Antelas

O Dólmen de Antelas, localizado no Município de Oliveira de Frades, foi o ponto central de Lafões no assinalar do Dia Mundial dos Monumentos e Sítios.

O Museu e o Município de Oliveira de Frades promoveram a realização de visitas guiadas no passado sábado, dia 17 de Abril, a quem se inscrevesse previamente para que as visitas pudessem respeitar as regras da DGS em vigor.

Foram 19 os inscritos para a visita guiada orientada por Filipe Soares. A origem dos visitantes foi diversificada, desde os habitantes do município até famílias que viajaram de Almada e do Porto, e desde a pequena bebé até aos avós. Arriscamo-nos mesmo a dizer que em milénios, deverá ter sido a primeira bebé a entrar naquele monumento icónico milenar.

Estas visitas foram monitorizadas e também serviram de ensaio para futuras acções, já que se conseguiram obter resultados de impacto ambiental, nomeadamente com a leitura dos níveis de CO2 no interior do Dólmen.

Os visitantes saíram com ar de admiração pelas notáveis pinturas a vermelho e preto que tornam o Dólmen de Antelas num exemplo raro a nível mundial.

 

Paralelamente, como um prémio pela participação na iniciativa, os visitantes deslocaram-se cerca de 70 metros para conhecer a recém-descoberta “Mamoa 2 de Antelas”, que integrará o Trilho de Descoberta Patrimonial “As Nossas Pedras Milenares” a apresentar no Dia da Cultura Megalítica, que se assinala no próximo dia 26 de Abril.

Em breve editaremos o vídeo com entrevistas aos visitantes forasteiros.

[Texto e imagens: Aníbal Seraphim]

José Santos

CEO :: Paginadoze Soluções Informáticas CIO :: visitlafoes.pt