FREGUESIA de

Campia

Vouzela

A Freguesia de Campia dá-lhe as boas vindas! 

A freguesia de Campia situa-se no extremo Oeste do concelho, numa várzea plana da Serra do Caramulo, faz fronteira com as freguesias de Alcofra e de Cambra e localiza-se a cerca de 16 Km da sede do concelho. Considerada como área predominantemente rural, possui uma área aproximada de 39,3 Km2, representando a maior freguesia de Vouzela (20% do território concelhio).

É constituída pelos seguintes aglomerados populacionais: Adside, Albitelhe, Cambarinho, Campia, Cercosa, Crasto, Fiais, Lousa, Malhadouro, Rebordinho, Seixa, Selores e Vales.

Toponimicamente, Campia é um vocábulo arcaico de matriz predial que significa terra lavradia. A origem desta freguesia perde-se no tempo, como nos indicam os diversos vestígios arqueológicos pré-históricos, como o Castro do Cabeço do Couço, no Crasto.

Carlos Duarte

Presidente da Junta

Por cá...

Sol, ar puro, sossego, animação... Campia tem os seus encantos, deixe-se encantar...

Igreja Paroquial de Campia

Devido aos sucessivos aumentos de população, sofreu ampliações e transformações no decurso do século XVIII. Entre 1750/57 foi edificada uma nova fachada e o corpo da igreja foi ampliado. Contudo, a capela-mor, só ficou terminada em 1782 e é assim posterior ao resto do corpo que data de 1752. Este belo templo, de nave única e capela-mor possui talha dourada no retábulo mor e os púlpitos em estilo rococó. A fachada principal é do estilo barroco, mas de cariz popular. O orago é S. Miguel Arcanjo e nos altares laterais encontram-se outras excelentes esculturas sacras. A Igreja na parte exterior apresenta pormenores em cantaria nos rodapés, nas esquinas da Igreja, Capela-Mor e Sacristias; nos frisos, cornija e pináculos.

Praia Fluvial Porto Várzea

Dispõe de um agradável espaço de lazer, com parque de merendas equipado com churrasqueiras, parque infantil, e um bar/restaurante. Nas águas espelhadas do Rio Alfusqueiro é possível avistar o Barbo-comum, o Boga-comum, a truta-de-rio e ainda o Escalo do Norte e Bordalo que saltam no seu leito. Este rio apresenta características que são o habitat ideal para estes. A vegetação envolvente, nas zonas ripícolas é caracterizada por freixos, amieiros, choupos e salgueiros que proporcionam áreas de sombra relaxantes.

eXECUTIVO

DA FREGUESIA

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Sede: Segunda a Sexta das 09h às 17h

Como está o tempo por cá:

Contactos

Freguesia de campia