Apoios a pessoas com deficiência motora

Apoios a pessoas com deficiência motora

Candidaturas até 3 de Fevereiro

Entre as diversas valências que a Associação Salvador tem vindo a desenvolver em prol da defesa de pessoas portadoras de incapacidades motoras, há uma ação de interesse relevante e está a ser levada a cabo até ao dia 3 de Fevereiro: Ação Qualidade de Vida 2021.

“O céu é o limite”. É este o lema para o processo de atribuição de apoios diretos e pontuais a pessoas com deficiência motora e comprovada falta de recursos financeiros.

A associação conta com o auxílio dos seus mecenas e o valor de 60.000 euros para apoiar obras em casa e 70.000 euros para ajudar na área de equipamentos desportivos, formação e emprego.

A sua página oficial tem várias informações sobre como se candidatar e pode ser consultada aqui:

https://www.associacaosalvador.com/o-que-fazemos/acao-qualidade-de-vida/19/

Sobre estes apoios, reforça os seus propósitos com o seguinte texto:

“Muitas pessoas com deficiência motora não possuem os recursos financeiros necessários que lhes permitam ter uma vida com qualidade. Estas pessoas têm projetos de vida, objetivos e ambições que querem alcançar, mas vêem-se limitadas pela falta de meios.

A Associação Salvador recebe anualmente inúmeros pedidos de ajuda de pessoas com deficiência motora, e na impossibilidade de responder positivamente a todos, procura conhecer cada caso, segundo critérios e requisitos previamente definidos.

Para ser possível dar uma resposta mais justa e, de acordo com a variedade de pedidos recebidos, a Associação Salvador criou, em 2008, a Ação Qualidade de Vida – processo de candidatura anual criado para atribuir apoios diretos e pontuais a pessoas com deficiência motora e comprovada falta de recursos financeiros.”

As três categorias têm objetivos distintos, sendo que o proponente pode apenas candidatar-se a uma categoria.

Obras em casa – eliminar barreiras para uma vida com dignidade.

Exemplo de apoios: adaptação de casas de banho, cozinhas, rampas de acesso, entre outros.

Equipamentos Desportivos – criar condições para o desenvolvimento de uma atividade desportiva e/ou melhoria do treino e rendimento desportivo.

Exemplos de apoio: Handbike, cadeiras de rodas para prática desportiva (basquete, ténis, andebol), equipamento de boccia, entre outros.

Formação e Emprego – Aumentar competências e conhecimento para uma melhor integração no mundo do trabalho e/ou estimular o empreendedorismo. 

Exemplos de apoio: hardware ou software específico, cursos de formação, entre outros curso e equipamentos, e ainda investimento para desenvolvimento do próprio negócio, apoio à definição de modelos de negócio, mentoria para arranque e acompanhamento do projeto, entre outros.

Sobre a instituição, a Associação Salvador foi fundada a 23 de Novembro de 2003 pelo jovem empreendedor Salvador Mendes de Almeida, que ficou tetraplégico desde os 16 anos na consequência de um acidente de viação.

Trata-se de uma Associação sem fins lucrativos, vocacionada para a defesa dos interesses das pessoas portadoras de incapacidades motoras, que tem como grande objectivo promover uma sociedade mais inclusiva, para que as pessoas com mobilidade reduzida se integrem naturalmente na sociedade activa, à qual podem e devem pertencer, sem as constantes barreiras que se lhes entrepõem.

[Fonte: Associação Salvador – Edição Aníbal Seraphim]

Deixe uma resposta