Descrição e Localização

A Torre de Alcofra localiza-se na povoação de Cabo de Vila, freguesia de Alcofra, concelho de Vouzela, distrito de Viseu, em Portugal.
Em posição dominante na vertente oeste da serra do Caramulo, esta é uma das três torres senhoriais ainda existentes no concelho, e a que se encontra em melhor estado de conservação.
Como as outras, tem forma quadrangular. Tem janelas, no último andar. A meia altura da Torre, uma porta em arco ogival, a que se subia por uma escada de madeira. No interior, há ainda vestígios do soalho divisório dos pisos

História

A primitiva ocupação humana deste sítio é anterior à nacionalidade, permitindo o seu topónimo inferir ter sido ocupada pelos muçulmanos.
À época da afirmação da nacionalidade, foi Couto, conforme carta passada por D. Afonso Henriques (1112-1185) em 1134, privilégio posteriormente confirmado, em 1146.
Calcula-se que esta torre tenha sido erguida no final do século XIV ou princípio do século XV.
Não se sabe ao certo quem a mandou edificar, nem quem foram os seus proprietários, embora se suponha que pertenceu a António Magalhães, barão de Moçâmedes, em virtude de se encontrarem gravadas no exterior, em dois locais distintos, as iniciais “AMBDM”.

Adaptado de:
– Oliveira A. (2001). Património Histórico Cultural da Região de Lafões
– Wikipédia

Mapa de localização: