You are currently viewing 25 anos da Confraria de Gastrónomos de Lafões

25 anos da Confraria de Gastrónomos de Lafões

A Confraria dos Gastrónomos da Região de Lafões está a assinalar um quarto de século de atividade. Lançou um  boletim comemorativo dos “25 anos a honrar, preservar e divulgar e prestigiar os sabores e saberes gastronómicos tradicionais de Lafões” e também um novo Pin, com o seu brasão em prata.
A Confraria foi fundada em 1996 e está inscrita na Federação Nacional das Confrarias Gastronómicas, sendo um dos objetivos integrar os seus órgãos sociais nas próximas eleições.
Tal como aconteceu o ano passado, devido à pandemia, em 2021 também não foi realizado o Capítulo, o maior momento de confraternização anual e que costuma ser, alternadamente, realizado em cada um dos concelhos de Lafões.
A Grão-mestre, Celeste Carvalho, refere uma das apostas para 2022 será o lançamento de um Roteiro das Quintas de Vinhos de Lafões e um livro alusivo à temática.

Note-se que já existem outras publicações já promovidas pela Confraria:
– Carta Gastronómica da Região de Lafões,
– Aromas da Terra (Ervas aromáticas do Vale de Lafões)
– Chefe Silva Memórias Gastronómicas(em Lafões)

A Confraria pretende criar na região um Centro Interpretativo da Gastronomia e Vinhos de Lafões, espaço de cultura e artes gastronómicas, que os responsáveis acreditam “poderá contribuir para um melhor conhecimento do território e das suas tradições
junto das diferentes gerações e visitantes”. Está ainda em preparação a realização de uma Festa dos Vinhos de Lafões, em Vouzela, com a recriação da Rota dos Doces de Romaria
(regionais e conventuais), em Agosto.

Adaptado de “Noticias de Vouzela”

José Santos

CEO :: Paginadoze Soluções Informáticas CIO :: visitlafoes.pt

Deixe uma resposta