You are currently viewing Dia Mundial do Teatro celebra-se a 27 de Março

Dia Mundial do Teatro celebra-se a 27 de Março

 

Fora dos círculos das grandes produções teatrais da capital, que ao longo dos anos ainda foram vivendo dos seus laureados trabalhos, existe uma divisão que muito tem lutado para que as suas peças se vão estreando e levando a várias comunidades. Mas, mesmo sendo fora do grande círculo, não significa que a qualidade seja de 2ª classe. Pelo contrário, e a nível regional, nacional e até internacional, essa “linhagem” surpreende pela positiva a nível da excelente qualidade artística. Refira-se que a luta diária por se manter um orçamento que permita levar a público as suas brilhantes peças parece que reforçam o aguçado apetite da criatividade.

Lafões tem algumas tradições ligadas ao teatro que merecem ser olhadas com uma visão abrangente, não apenas circunscritas aos seus próprios desígnios e destino, mas alicerçado numa visão global com apoios comunitários e autárquicos.

Se a mensagem dedicada a este dia escrita em 2019 pelo dramaturgo e encenador cubano Carlos Celdrán foi a marcante frase: [O Teatro é] “um grande território, onde cabe o mundo inteiro.”, caberá também a todas as entidades ajudar a preservar este território.

Devido à pandemia, é mais um ano que não se podem realizar celebrações ao vivo. Assim sendo, fica aqui um vídeo que o Cénico – Grupo Teatro Popular de São Pedro Sul fez em 2016, na altura assinalando 44 anos de dedicação ao teatro:

https://www.facebook.com/100010307169324/videos/230011734019064

Assinalando a data a nível internacional, reproduzimos em Português a tradução(*) da mensagem mundial do Internacional Theatre Institute ITI | World Organization for the Performing Arts.

“Este tem sido um momento muito difícil para o espetáculo ao vivo e muitos artistas, técnicos e artesãos e artesãs têm lutado, numa profissão já de si plena de insegurança. 

Talvez essa omnipresente insegurança os tenha tornado mais aptos a sobreviver a esta pandemia com sagacidade e coragem. 

Nestas novas circunstâncias, a sua imaginação já se traduziu em inventivas, divertidas e comoventes formas de comunicar, graças, claro, em larga medida, à internet. 

Os seres humanos contam histórias uns aos outros desde que estão no planeta. A bela cultura do teatro viverá enquanto nós ficarmos aqui. 

O impulso criativo de escritores, desenhadores, bailarinos, cantores, atores, músicos, encenadores, nunca será sufocado e no futuro muito próximo ele florescerá com uma nova energia e um novo entendimento sobre o mundo que todos partilhamos. 

Mal posso esperar!”

Autora da Mensagem: Helen MIRREN, Reino Unido – Atriz de teatro, cinema e televisão 

(*) Tradução: Ricardo Simões / Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana – Portugal

[Editorial: Aníbal Seraphim]

[Fonte: Teatro do Montemuro]

Deixe uma resposta