Imagens de Lafões rumam a Coimbra

Imagens de Lafões rumam a Coimbra

Exposição de fotografia “O Rosto da Natureza”

O sucesso da exposição de fotografia de “O Homem da Máquina Cor de Rosa” que decorreu durante o mês de Fevereiro de 2020, no Museu Municipal de Oliveira de Frades, tem vindo a ter algumas repercussões positivas. Vários são os convites para mostras das suas imagens, não só em Lafões, mas também noutras regiões. Terá contribuído para esse sucesso as exposições itinerantes fora de Lafões do “Descobrir SÃO PEDRO DO SUL”, bem como as imagens que constam do livro homónimo, tal como a divulgação da região de Lafões por vários meios, nomeadamente através de mais de uma centena de artigos que escreveu sobre a região em jornais e em revistas.

A nível regional tem uma mostra no Inatel Palace de S. Pedro do Sul, no Salva Almas, em Macieira do Sul, conjuntamente com três telas pintadas a partir da foto “O Rosto da Natureza” pelos protagonistas da “Viagem em Família”, Susana, Gabriela e Ricardo, de Oliveira de Frades, e em Vouzela no espaço da Tasquinha de Lafões.

Para este início de 2021, o autor e divulgador da região de Lafões, Aníbal Seraphim, foi “desafiado” a expor numa instituição que ostenta pergaminhos de longevidade e de renome nacional. Assim, aceitou o desafio de A Previdência Portuguesa de Coimbra para expor os seus trabalhos na Casa da Mutualidade – Galeria de Arte e Centro de Mutualismo, durante o mês de Janeiro de 2021.

A inauguração é dia 4 de Janeiro pelas 17h30 mas dadas as contingências pandémicas, a cerimónia será restrita ao artista, staff, direção e imprensa.

Este convite é acrescido de enorme responsabilidade, pois a exposição estará patente num mês de celebrações importantes para a Instituição: Dia 5 de Janeiro será a cerimónia de tomada de posse da direção; dia 11 será a apresentação do livro “90 anos em Prol da Solidariedade”, assinalando o seu 90º aniversário, ocorrido em Outubro passado. Nesse dia serão anunciados também os vencedores do concurso de fotografia que decorreu até ao final de 2020. A 15 de Janeiro haverá também um encontro de Mutualistas. Tudo isto no espaço onde decorre a exposição, estando assim expostas nesses dias à comunicação social nacional as imagens de Lafões que o autor captou durante os quatro eventos do concurso de fotografia “Descobrir SÃO PEDRO DO SUL”, de 2017 a 2020, em que exibirá as três fotografias vencedoras nesse concurso, bem como a fotografia tema central da exposição “O Rosto da Natureza”, fotografia icónica de encerramento do livro do referido concurso.

Sobre o que estará exposto na galeria de arte, o autor refere que “dadas as características físicas da sala será diferente do que já expus no passado, apresentando trabalhos inéditos e do qual os três concelhos de Lafões estarão fortemente representados, dado o meu percurso fotográfico pela região desde que participei pela primeira vez, em 2017, no “Descobrir”, e até ao presente.”

Revelou ainda que “dado os pergaminhos da nonagenária instituição, a situação geográfica, o gosto pela Natureza e o “Mutualismo”, nada poderá ser ao acaso e a exposição terá uma lógica seguindo a temática da Natureza, deixando um espaço aberto para outras áreas como a pintura, a poesia e um portefólio dos artigos escritos e livros do qual participou com fotos ou textos”.

De recordar que na sua estreia a nível individual, a convite do Museu do Município de Oliveira de Frades, agregou à fotografia também a pintura, com uma tela da artista Teresa Erse, da Lousã, visionamento dos vídeos de sua autoria com imagens de eventos culturais oliveirenses, no auditório do museu, e aliou a musica às visitas guiadas com prestações da sampedrense Sara Moita Rodrigues e o inédito dueto portuense Diana & Iris Murta, atraindo assim muitos convidados de vários pontos do país e do estrangeiro ao museu e ao município anfitrião.

Autor da Exposição: Aníbal Seraphim

José Santos

CEO :: Paginadoze Soluções Informáticas CIO :: visitlafoes.pt

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta