# OS NOSSOS RIOS, PRAIAS E POÇOS

Na região temos vários rios, a maior parte de águas límpidas! Conseguimos praias fluviais lindíssimas e poços de rio que vale a pena ir visitar! Claro que lixo NÃO!

Vá, dê uma vista de olhos!

poço azul

Local: Landeira  |  Freguesia: santa Cruz da Trapa
Concelho: São Pedro do Sul

O Poço Azul é um local de rara beleza, que alia as águas cristalinas da ribeira da Landeira às rochas graníticas polidas pela erosão milenar, numa harmonia perfeita para os sentidos. A pequena queda de a água que aqui ocorre cria uma piscina natural muito procurada pelos banhistas. Aqui também encontra um parque de merendas e vários bancos para aproveitar a sombra e a beleza do poço azul, ou simplesmente ouvir a água a correr.
O Poço Azul localizado na aldeia de Sabrosa, a cerca de 4 Km de Santa Cruz da Trapa é um excelente local para ir a banhos em água pura e límpida do Ribeira da Landeira, afluente do Rio Vouga. Só poderá levar o carro até á entrada do caminho empedrado que fica a cerca de 500m do poço. Estas são as coordenadas GPS: 40.780992, -8.165206 ou 40°46’51.6″N 8°09’54.7″W.

Acesso ao ponto de interesse: de carro (até 500m); fácil

Nas margens do rio Alfusqueiro (afluente do rio Águeda), esta praia fluvial é conhecida pela água tranquila e límpida. Situada entre as freguesias de Campia e Cercosa, a praia é servida por um bar-restaurante e por um parque de merendas.
É um local atractivo para pescadores devido à abundância de peixes típicos destas águas frescas como o Barbo, o Boga, o Escalo do Norte, o Bordalo e a Truta.

praia fluvial porto de várzea

Local: Porto Várzea  |  Freguesia: Vouzela
Concelho: Vouzela

praia fluvial de pouves

Local: Pouves  |  Freguesia: S. Pedro do Sul
Concelho: S. pedro do Sul

O concelho de S. Pedro do Sul conhecido pelas suas belas paisagens, conjugadas com o património arquitectónico, ganha, nesta altura do ano, mais evidência. Assim, vários são os locais onde sampedrenses e forasteiros podem passar as suas tardes junto de amigos e familiares. O rio é atravessado por uma pequena ponte romana típica e secular que sofreu obras de requalificação. Contudo, por curiosidade importa referir que antes da sua construção o rio era atravessado por poldras.
Assim, neste local, tornou-se possível o ‘nascimento’ da praia fluvial de Pouves que serve como que de ‘banheira’ no Verão, sendo considerada por muitos um dos ‘ex-libris’ do concelho. Praia fluvial com árvores de grande porte nas margens do rio, proporcionando sombra. Um local agradável para se dar um mergulho.

Acesso ao ponto de interesse: de carro; fácil

O Lenteiro do Rio é uma zona de recreio e lazer, com jardim, que se situa na confluência do rio sul com o rio Vouga, à cota mais baixa do município de S. Pedro do Sul. Envolvido por um cenário de tranquilidade e beleza, o parque dispõe de uma extensa área de passeio, descanso e recreio, com árvores de grande porte, uma refrescante levada e um parque infantil. Com alguma frequência organizam-se neste espaço, eventos e atividades de animação turística, desportiva e cultural.
Acesso ao ponto de interesse: de carro; fácil

Nota: O município prevê contruir no local uma Praia Fluvial com as devidas condições! Esperamos que SIM!

lenteiro do rio

Local: S. Pedro do Sul  |  Freguesia: S. Pedro do Sul
Concelho: S. pedro do Sul

praia fluvial de destriz

Local: Pouves  |  Freguesia: S. Pedro do Sul
Concelho: S. pedro do Sul

Esta praia fluvial de pequenas dimensões e de águas calmas e límpidas, encontra-se numa das margens do rio Alfosqueiro. Oferece ainda um espaço relvado, mesas e bancos e muito arvoredo.

Acesso ao ponto de interesse: de carro; fácil

Poço Negro faz parte de um conjunto de poços ou piscinas naturais designado por “Poços de Manhouce”, que se localizam no troço mais alto do rio Teixeira, afluente do Vouga, em S. Pedro do Sul. O Poço Negro, perto de Sernadinha, e os poços da Cilha, da Gola e da Barreira mais próximos do núcleo rural de Manhouce, são alguns dos mais conhecidos e frequentados, e todos eles foram esculpidos na rocha dura pela força das águas. Muitos destes poços são precedidos de cascatas, o que os torna pequenos pedaços de paraíso que surpreendem pela sua beleza e enquadramento.
Julgamos que o nome “Poço negro”, pode vir das águas se tornarem escuras rapidamente para quem mergulha nas suas profundezas e das sombras projetadas.
Esta cascata tem muitas potencialidades, mas é necessário melhorias nos acessos, recipientes para o lixo, fiscalização e a consciencialização das pessoas que não podem destruir o que a mãe natureza partilha.

poço negro

Local: Manhouce  |  Freguesia: Manhouce
Concelho: S. Pedro do Sul