Freguesias de Vouzela

& Paços de Vilharigues

vouzela

A União de Freguesias de Vouzela e Paços de Vilharigues dá-lhe as boas vindas! 

Vouzela está situada na zona Norte do concelho, sendo limitada, a Norte, pelo rio Vouga e atravessada, de Norte a Sul, pelo rio Zela. Várias são as hipóteses apresentadas para explicar o topónimo Vouzela. Uma delas aponta para o facto de a vila se situar entre o Vouga e o Zela. A presença destes dois rios marca profundamente a paisagem e a vivência de toda a freguesia.

Paços de Vilharigues situa-se na vertente Noroeste da Serra do Caramulo, a uma altitude média de 431m, distando cerca de 4 km da sede do concelho. No que respeita ao topónimo, é dado adquirido que provém de “Viliarici”, em germânico “Viliaricu”, cujo significado era “o que tem vontade poderosa”. Paços derivará de “palatiu” – palácio.

José Lino Simões Lopes Tavares

Presidente da Junta

Por cá...

Religião, montanha, rio, parques, tradição, festa...

DÓLMEN DA LAPA DA MERUGE

Monumento megalítico de câmara poligonal com sete esteios e tampa de cobertura. No corredor são visíveis quinze esteios, nove do lado norte e seis do lado sul. A mamoa, apesar de não cobrir totalmente o monumento, encontra-se muito bem conservada.

ESTRADA ROMANA DO VAU

Este troço de via lajeada, com 1,40 km de extensão e largura média de 4,5 m, ligava Vouzela e as Termas de S. Pedro do Sul. Desenvolve-se junto à margem esquerda do Rio Vouga e fazia parte de uma antiga via romana que ligava as cidades de Viseu e Talábriga, nas imediações de Águeda, onde entroncava no importante itinerário do litoral entre Lisboa e Braga. Em Vouzela foi encontrado um marco miliário do imperador Tácito (275-276 d. C.), atualmente em exposição no Museu Municipal.

eXECUTIVO

DA FREGUESIA

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Sede:
2ª a 6ª feira das 09h30 às 17h30
Como está o tempo por cá:

Contactos

União de Freguesias de Vouzela
e Paços de Vilharigues