FREGUESIA de

Alcofra

Vouzela

A freguesia de Alcofra dá-lhe as boas vindas! 

Alcofra está situada na vertente ocidental da serra do Caramulo. Fica escondida numa prega da Serra, num vale apertado, rodeado de montes que lhe dão limites naturais, com difícil comunicação para o exterior.

O povoamento de Alcofra é muito remoto, não só anterior às primeiras informações documentadas, dos séculos XII e XIII, mas de épocas pré-romanas, visto que nas imediações e nas altas montanhas que circundam as várias povoações da freguesia, não faltavam fortificações castrejas. O próprio nome “Alcofra” indica a presença de povos Árabes na povoação.

Venha visitar a nossa freguesia e fique a conhecer um pouco da nossa história!

Celestino de Jesus Vaz

Presidente da Junta

Por cá...

Sossego, montanha, rio, parques, agricultura, tradição, tradidanças...

IGREJA PAROQUIAL

A igreja paroquial situa-se no centro de Alcofra é conhecida por albergar no seu interior um interessante legado dos mais significativos exemplares religiosos. Apesar de não se saber a data certa de construção, a sua estrutura atual é obra dos finais do Século XVIII, entre 1768 e 1783, durante o reinado de D. José I e D. Maria I.

MUSEU ETNOGRÁFICO

O museu etnográfico de Alcofra localiza-se no edifício da casa do povo. O museu é pequeno, sendo apenas composto por duas salas, expondo um conjunto de peças etnográficas da vida rural local. A exposição é composta por artefactos, utensílios, trajes relacionados com os diferentes ofícios e ocupações.

RIO ALCOFRA

O Rio “Alcofra" que outrora teve o nome de Loendro, nasce no sítio do Chão do Peso, desce da serra com o nome de "corgueda" e dirige-se de Norte para Sul e infletindo, a seguir, encontra-se com o Alfusqueiro perto de Destriz. As margens do rio são povoadas de esquecidos moinhos que outrora eram usados para transformar o milho e o centeio.

eXECUTIVO

DA FREGUESIA

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Sede:
2ª a 6ª feira das 09h00 às 17h00
Como está o tempo por cá:

Contactos

Freguesia de Alcofra